sexta-feira, 5 de março de 2010

Na Faculdade...

Na Faculdade de Jornalismo em todo mundo, vários professores decidem passar filmes para endossar a sua disciplina. Vou tentar aqui postar todos os filme que assisti em sala de aula.

O Jornal ( The Paper,1994,EUA)


A rotina de um pequeno tablóide de Nova Iorque, The Sun, onde mostra o cotidiano e problemas pessoais da equipe que compõe o jornal.

Quando ocorre um duplo assassinato de dois homens brancos em um bairro do subúrbio da cidade em que dois jovens negros que passavam no local são acusados injustamente pelo crime e a luta desse pequeno jornal para mostrar que os jovens acusados não cometeram o fato.

Essa foi a terceira vez que assisti a essa produção americana de 1994, e de novo fico com a mesma impressão de quando assisti da primeira vez.

Apesar de ser um tema atual e discursivo, além de um elenco estelar, as rédeas tomadas pelo diretor e pelo roteiro que devia manter mais sério em um tema tão forte, imagine esse mesmo filme, roteiro e atores sobre a batuta do mestre Sidney Lumet, de grandes filmes como Um Dia de Cão e Serpico, mas na mão de um diretor irregular, saiu um filme com alguns momentos bem construídos entrelaçado com outros sem importância.

O elenco estelar também não contribui, Robert Durval está perdido no papel do homem com um câncer e um relacionamento difícil com a filha, Marisa Tomei completamente deslocada e principalmente a atriz Glen Close que parece esta atuando no controle remoto.

Em contrapartida Michael Keaton e Randy Quaid é que tentam salvar o filme, são deles os melhores momentos.

Enfim, uma grande história com uma pauta que faz pensar, mas infelizmente o filme não se decide entre comédia ou drama e acaba em um final feliz açucarado típico do cinema burocrático que Ron Howard faz, é realmente não gosto da direção dele, alguns filmes dele até que fluem direito, não estou dizendo que o Jornal seja ruim; é apenas regular. Em compensação, existem outros filmes sobre a arte e/ou ciência de criar notícia que são melhores do que essa produção, como exemplos: A Montanha dos Sete Abutres do genial Billy Wilder, estrelado por Kirk Douglas, Herói por Acaso de Stephen Frears, com Dustin Hoffman, Andy Garcia, Boa Noite e Boa Sorte de George Clonney e Todos os Homens do Presidente Alan J. Pakula com Robert Redford, Dustin Hoffman entre outros.

Nenhum comentário: