quarta-feira, 4 de julho de 2007

TRILOGIA POSSUÍDA

POSSUÍDA (Ginger Snaps,CAN/EUA,2000.)
Do Canadá veio essa pequena jóia que deu um sopro de vida para o surrado gênero “Filme de Lobisomem”. Pessimamente distribuído nas locadoras do Brasil, algo corriqueiro no nosso país, descobri esse filme visitando o excelente site Boca do Inferno, em um artigo muito bem detalhado, do meu amigo Felipe M. Guerra.

O filme começa com uma cena de um garotinho que brinca inocentemente em um cercado de areia, tendo ao fundo a sua mãe, para o terror da genitora, seu filho encontra uma pata de cachorro na areia, desesperada a mãe vai ver se tinha acontecido alguma coisa com o cachorro da família, só para ver que o cão está todo mutilado, o cãozinho foi a mais nova vítima de uma fera que vem atacando as Colinas Bailey, local onde moram as duas protagonistas da história: as irmãs Brigitte (a esquisita, porém interessante e talentosa Emily Perkins) e Ginger Fitzgerald (a linda e maravilhosa Katharine Isabelle).

Duas meninas na faixa dos 15 e 16 anos que como qualquer adolescente da face da terra tem os seus problemas em casa, devido à ausência do seu pai (John Bourgeois) e de sua mãe (a ex-senhora Mimi Rogers) e no colégio onde são consideradas “estranhas”. Elas estão apresentando para a classe um trabalho que o seu professor passou intitulado a vida nas Colinas Bailey, só que como as duas têm um fascínio com a morte, até fizeram um pacto aos oito anos de idade, fizeram um pacto de se suicidar antes de completarem dezesseis, o trabalho é uma colagem de cenas de mortes violentas protagonizados pelas duas, não é de se esperar a reação enojada do professor que a mandas a sala da diretoria.

Corta para a aula de educação física, onde as meninas esperam a vez para jogar hockey, destilando veneno na principal patricinha do colégio, Trina Sinclair (Danielle Hampton), porém a conversa é ouvida por uma amiga dessa e que conta o fato a Trina, que se vinga de Brigitte no jogo, derrubando-a em cima de mais um cachorro trucidado pela fera de Bailey. Com raiva Ginger tem um plano de roubar o cachorro de Tina, como vingança ao acontecido, à noite depois de mais um jantar sem perspectiva da família Fitzgerald, onde a mãe de Ginger descobre que ela ta sentido os sintomas da primeira menstruação, e tenta conversar com ela sobre a situação, sendo rechaçada pela garota, elas vão ao quintal de Trina para colocar o seu plano em ação, mesmo sem se importar sobre a fera que esta atacando a cidade, mas chegando lá encontra os restos do cachorro que fora trucidado, com medo elas notam que o corpo do animal ainda esta quente, é nesse exato momento que Ginger tem a sua primeira menstruação, o cheiro do sangue da menina atrai a fera que a ataca e arrasta-a para o bosque, Brigitte desesperada tenta correr para ajudar a irmã, mesmo ferida, Ginger consegue fugir da fera, mas é novamente atacada, sua irmã chega logo em seguida, mesmo amedrontada ela começa a bater na criatura com a máquina fotográfica que começa a disparar flash, e com isso as duas conseguem escapar e correm para a estrada. Ao chegarem a estrada elas atravessam, mas a fera continua atrás delas, mas acaba sendo pela van do traficante local Sam (Kris Lemche), que despedaça a criatura.

Mesmo muito ferida Ginger convence a irmã a leva-la para casa e não a um hospital, no momento em que chegam em casa, Brigitte nota que as feridas estão cicatrizando, e isso a deixa com bastante medo.

No outro dia, com os ferimentos praticamente curados, Ginger começa a sentir várias mudanças em seu corpo, primeiramente, pêlos começam a crescer pelo corpo da garota. Na visita para uma enfermeira ela é avisada que isso faz parte das mudanças da puberdade, depois ela sente um violento apetite sexual, fazendo que Ginger tenha que interessava por rapazes, em particular pelo idiota Jason McCardy (Jesse Moss), chegando a transar com ele. E Ginger continua mudando. Seu cabelo cresce, os caninos ficam salientes e até um rabo aparece entre as nádegas, até as orelhas ficam pontudas. A garota começa a gostar da transformação e, sem perceber, vai deixando o lobisomem que cresce dentro dela tomar o controle, tornando-se mais violenta e iniciando uma sucessão de mortes na escola e pela cidade. Enquanto isso, Brigitte, que foi deixada de lado pela irmã, se dedica obsessivamente a encontrar uma cura para ela. Ela vai falar com Sam, que além de plantar maconha também tem um alto conhecimento em botânica. Sam convence Brigitte a encarar a licantropia como se fosse uma doença, e recomenda que ela tente usar uma solução feita a partir de uma flor chamada acônito, que poderia deter a contaminação em Ginger.E Brigitte corre contra o relógio para tenta impedir que sua irmã se transforme em lobisomem.

"Possuída" é uma homenagem aos filmes de terror dos anos 80, e bota homenagem nisso, com um clima dos filmes feitos naquela época gloriosa.

A maior atração é o roteiro,escrito por uma mulher, que trata a transformação em lobisomem em uma metáfora sobre as mudanças que ocorrem na adolescência, além de ser um filme muito triste, em contar a forte amizade que une as duas irmãs, desde a tenra idade, com o amadurecer de Ginger que vai contra a vontade de sua irmã, quem nunca passou por esse momento na vida, seja menino ou menina, as mudanças no corpo às novas amizades e o despertar sexual e isso dá um nó na cabeça dos jovens, e outra abordagem favorável no roteiro é que o vírus da licantropia pode ser transmitido não só por mordidas ou arranhões, mas também sexualmente. Tipo o terror da AIDS e outras DST. É claro que temos momentos de puro terror e suspense, muito bem dosado pelo diretor, sem contar com a perfeita união das atrizes, que passam uma simbiose perfeita. O filme fez tanto sucesso que originou mais duas continuações que foram feitas ao mesmo tempo: a continuação Possuída 2: Força Incontrolável e um prelúdio Possuída 3: O Inicio.

Já é um clássico no gênero.Uma obra-prima da nova geração de terror, o que são poucos vindo do cinema ocidental,para ser visto e revisto sempre, seja pela a história, pelas atuações ou simplesmente pela Ginger,hehehe.
POSSUÍDA 2: FORÇA INCONTROLÁVEL (GINGER SNAPS: UNLEASHED, CAN, 2004)
Eu não posso começar essa critica sem entregar uma cena crucial do primeiro filme, Brigitte para tentar convencer a irmã que ainda a ama, corta sua mão e de sua irmã, quase completamente transformada em lobisomem, para fazer um pacto de sangue, contaminando-se com a maldição do Lobisomem.

Nessa segunda parte, vemos que Brigitte esta tentando conseguir uma cura para a maldição, já que a fórmula feita a partir de flores de acônito não a curou, apenas retarda a completa transformação em fera. Exigindo doses cada vez mais freqüentes e conseqüentemente transformando-a em viciada.

Pesquisando em bibliotecas a cura para a maldição, acaba deixando para trás o seu cartão de identificação que serve para que um jovem bibliotecário que simpatizou com ela vá até a o local onde ela mora para lhe entregar o cartão, no momento em que bate na porta a vê completamente dopada e tentando ajuda-la, a coloca no carro, mas ele é morto por um lobisomem, que a vem seguindo, seria o menino infectado por Ginger no primeiro filme???, Ela tenta fugir, mas desmaia e acorda numa clínica para drogados, chamada Tempos Felizes, local onde existem garotas com passado em drogas.

Tratada como dependente em drogas. Graças às marcas de agulha nos seus braços, a garota é trancafiada e proibida de tomar a fórmula que a impede de virar lobisomem. Agora, completamente desesperada pela privação da fórmula, é só uma questão de tempo para que qualquer sinal de humanidade na garota desapareça e ela se transforme em uma criatura monstruosa como fora a sua irmã.

Além das garotas em tratamento, Brigitte conhece uma menina, apelidada "Ghost" (Tatiana Maslany), a diretora da clínica, Alice (Janet Kidder), uma ex-drogada que se espanta ao saber que a fórmula que Brigitte se injeta não é um narcótico, mas sim um veneno. E o enfermeiro Tyler (Eric Johnson), que fornece drogas às internas em troca de favores sexuais.

É claro que logo o lobisomem que persegue Brigitte começa a rondar a clinica e a garota, já fragilizada por estar há muito tempo sem tomar sua dose diária de Wolfsbane, vai lentamente apresentando os mesmos sintomas de transformação da sua irmã, e sendo visitada pelo fantasmas de Ginger, alertando que o momento de sua transformação esta chegando, então ela resolve fugir da clínica, com a ajuda de "Ghost", antes que possa machucar alguém.

“Ghost” a leva para sua casa, uma fazenda no meio do nada, para elas poderem se defender do lobisomem.

O primeiro filme mostrava a transformação em lobisomem como metáfora para o inicio da puberdade feminina, a abordagem desse foi completamente diferente, o roteiro tratou de colocar a atriz que interpreta a personagem Brigitte, Emily Perkins, com se fosse uma viciada em drogas, devido à fórmula que injeta em seu corpo para tentar parar com a transformação, chegando a se auto-mutilar para esconder sua condição.

Emily Perkins dá um show de interpretação mostrando toda a fragilidade e loucura, provocada pela sua situação iminente de transformação em fera. E temos também a supresa que é a atriz Tatiana Maslany, no papel da menina esperta “Ghost”.

O filme é cheio de supresa e até nos mostra um personagem que pode ser mais perigoso do que o próprio lobisomem, enfim uma continuação que não envergonha o original, além de ter peito em mostrar um final completamente amargo.Vale salientar que esse segundo capitulo foi rodado junto com o terceiro, que conta à história de como começou a maldição das irmãs Fitzgerald.

Um filmaço, onde deve estar comendo poeira, nas locadoras brasileiras.

Agora se o seu lance é ver pela milésima vez, assassino mascarado matando adolescentes gostosas, ou refilmagens, corra desse filme, que é muito para você.
POSSUÍDA 3: O INÍCIO (Ginger Snaps Back: The Beginning, Canadá,2004)


Toda história tem o seu ínicio...

O filme começa com uma rápida descrição sobre a Northern Legion Trading Company, uma liga de comércio, que usa como ponto de troca de mercadorias um local chamado, Forte Bailley, que futuramente se chamara de "Colinas Bailley".

Os homens desse lugar esperam há dois meses, por uma expedição que atravessou a floresta para trazerem suplementos para o forte, que está localizado em uma região desolada e distante da civilização.

Logo, vemos um cavalo cruzando a neve com duas ocupantes, as irmãs Ginger e Brigitte Fitzgerald, novamente interpretadas por Katharine Isabelle e Emily Perkins.

Cavalgando sozinhas, elas procuram por um povoado vindas não se sabe de onde, após ficarem orfãs no naufrágio de um navio conduzido pelo pai. As irmãs chega a um acampamento indígena devastado, encontrando uma velha índia vidente que deixa uma mensagem para Ginger: "Mate o menino, ou uma irmã matará a outra". Então, o cavalo das irmãs é assustado por alguma coisa na floresta e sai em disparada. Na perseguição do animal, Brigitte pisa em uma armadilha para animais, que prende seu pé. Surge então um caçador índio, chamado Hunter (Nathaniel Arcand), para ajudar as duas irmãs.

Hunter conduz Ginger e Brigitte até o Forte Bailley, onde seus habitantes parecem estar tentando se defender de algo muito perigoso que vem da floresta.

No forte vivem alguns soldados, liderados pelo comandante Wallace Rowlands (Tom McCamus), que perdeu a esposa e o filho Geoffrey recentemente. Existem também caçadores e comerciantes de peles, como Seamus (Adrien Dorval) e Claude (David La Haye); um padre fanático religioso, o reverendo Gilbert (Hugh Dillon), entre outras pessoas. O clima está pesado no local, porque os moradores do forte, além de se defenderem dos ataques de criaturas vindas da floresta, ainda estão presos no local sem provisões, esperando inutilmente pela expedição que não chega.

Eles, claro, olham Ginger e Brigitte com suspeitas, ainda mais pelo fato de uma das garotas estar ferida.

Certa noite, Ginger escuta gemidos e sai sozinha pelos corredores escuros do forte. Ela então descobre, que Rowlands mantém seu filho Geoffrey ainda vivo e trancafiado em uma salinha. Como ele foi mordido por um lobisomem, o garoto esta lentamente se transformando, e, neste momento, ele morde Ginger, que é então contaminada com a maldição. À medida que também vai lentamente se transformando em fera, Ginger percebe a lógica nas palavras da índia no início do filme, percebendo que deve matar Geoffrey para quebrar a maldição e parar a transformação antes que seja tarde. Porém, os homens do forte desconfiam que a moça está contaminada e dificultam sua missão. Somente o índio Hunter parece interessado em ajudar as irmãs a vencerem a maldição.

E a situação se complica ainda mais, com os seguidos ataques dos lobisomens ao forte.

Esse prequel foi filmado junto com a segunda parte e resultou na mais fraca história da trilogia, mas a palavra fraca tem um significado dúbio, o filme não consegue manter a alta qualidade dos dois primeiros filmes, mas é inegavelmente melhor do que qualquer filme de terror idiota que tem por aí.

Com uma excelente ambientação e com um roteiro mais simples, comparando com os outros dois filmes, o filme joga as personagens Ginger e Brigitte, interpretadas pela talentosa dupla de atrizes: Katharine Isabelle e Emily Perkins, em um mundo só de homens, ao contrário dos dois primeiros filmes, onde o mundo era tipicamente feminino.

Apesar de ter um diretor com mão pesada (o iniciante Grant Harvey) na cadeira, o filme conta com boas cenas de ação e violencia, uma cena vai ficar gravado na memória: é onde Ginger, já transformada em lobisomem, guia seus novos companheiros ao ataque final ao forte.

E o final do filme, nos mostra de maneira triste e melancólica o amor que as duas tem uma pela outra, já que a maldição nunca vai ser quebrada.

Nenhum comentário: