sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

R.I.P. Jean Rollin ( 1938 - 2010 ) e Blake Edward ( 1922 - 2010 )

O mundo perdeu mais dois mestres...

Jean Rollin
Faleceu, aos 72 anos de idade, o realizador e argumentista francês Jean Rollin, vítima de doença prolongada. Tornou-se conhecido no género fantástico com filmes de vampiros como The Rape of the Vampire (1968) e o primeiro filme gore francês The Grapes of Death (1978). Os filmes de série-b, fantásticos ou eróticos, foi onde a sua filmografia se destacou. O seu último trabalho tem data de produção deste ano: Le masque de la Méduse foi realizado e escrito pelo próprio.
Fonte: IMDB

Blake Edward

“Não importa para onde você corra, você sempre acaba correndo pra dentro de si”, diz Paul Varjak em determinado momento de Bonequinha de Luxo. O filme foi um dos muitos sucessos da carreira do diretor Blake Edwards, falecido no último dia 15 de dezembro após contrair pneumonia.

O respeitado diretor, produtor e roteirista construiu um legado no cinema que abarca não só a sua própria carreira, mas também a de muitos daqueles que participaram de seus filmes. Peter Sellers que o diga: o comediante britânico ganhou fama mundial graças à franquia Pantera Cor-de-Rosa, criada por Edwards. Os filmes do inspetor Closeau ainda hoje atraem multidões ao cinema, mesmo cinquenta anos depois do primeiro longa ter sido lançado.

A própria Audrey Hepburn, intérprete de Holly Golightly em Bonequinha de Luxo, teve a carreira alavancada ao ser dirigida por Blake Edwards, estabelecendo-se como uma das maiores estrelas de Hollywood. Hoje é também considerada ícone da cultura pop.

Fonte: Cinema em Cena


Nenhum comentário: