terça-feira, 4 de setembro de 2007

GHOST HOUSE - A CASA DO HORROR (GhostHouse,1986,EUA/ITA)



Em uma antiga viagem a minha cidade natal, o primeiro lugar em que fui foi na minha velha locadora, para ver se o dono estava vendendo os seus vhs, a minha procura era o famigerado Night of Terrors, dirigido pelo picareta Andréa Biachi, mas não tive êxito em encontrar a fita, também pudera tinha passado sete anos longe da terrinha, mas lá estava essa preciosidade do diretor Umberto Lenzi,não pensei duas vezes e comprei, ele e outros que um dia fizeram parte da minha adolescência.Eu era feliz e não sabia.Então vamos lá, embarquei em um túnel do tempo, pra poder assistir essa preciosidade do cinema carcamano da década de 80. Bom passeio, hehehe.

Logo de primeira vemos uma velha casa em estilo vitoriano construída em uma área rural dos EUA.

Em seu interior, Sam Baker (Alain Smith) desce as escadas até o porão à procura da filha Henrietta (Kristen Fougerousse). Encontra, no caminho, um gato morto. E a menina, num canto do escuro porão, com uma tesoura ensangüentada na mão e um boneco de palhaço.

Sam fica perplexo com a crueldade da menina loira e de vestido branco e a tranca no porão. Sobe para a sala e fala rapidamente com a esposa, antes de ser assassinado por um estranho personagem, o mesmo destino tem mocinho do filme, Paul, (Greg Scott). Ele é um radioamador. E passa as suas noites conversando com garotas e rapazes de todos os EUA.

Certa madrugada, Paul está tentando sintonizar uma faixa para conversar com um amigo e pega apenas estática e sons estranhos. Repentinamente, uma desesperada mensagem de socorro entra na freqüência. O rapaz rapidamente pega um gravador e registra a mensagem, onde um homem amedrontado grita por socorro antes de silenciar; em seguida, escuta o grito de uma moça. Depois, começa a tocar uma sinistra música infantil.

Assustados com aquilo, Paul e Martha duvidam que possa ser brincadeira. Com o auxílio de um computador, o jovem radioamador consegue rastrear a freqüência de onde veio a mensagem.
E o local onde a freqüência veio é exatamente a casa do começo do filme, Paul entra na casa para procurar por alguém e encontra um equipamento de radioamador em seu interior e logo descobre que é de um rapaz chamado Jim (Martin Jay), que ao lado de seu amigo, Mark (Ron Houck) e mais duas garotas, garotas Susan (Mary Sellers) e Tina (Kate Silver), que estão acampados nas redondezas do casarão.

Quando Paul e Martha mostram a mensagem ao grupo, eles identificam a voz como sendo de Jim e o grito de Tina, mas ambos negam que tenha feito tal transmissão.

Logo, começa a acontecer barulhos esquisitos pela casa, e o grupo se separa pra investigar. Martha desce ao porão e potes de conservas incham e explodem, uma cabeça decepada gira na máquina de lavar e o fantasma da menina de branco com seu boneco, um palhaço pra lá de sinistro, aparece para assustá-la. Ela corre e é Jim quem desce para o porão, encontrando a mesma menina, desta vez com um ventilador girando, mesmo que ele não esteja ligado na tomada. O rapaz grita por socorro, e é o mesmo grito que Paul gravou na noite anterior, e uma das lâminas do ventilador se solta, cortando o seu pescoço. Outras coisas estranhas ainda acontecem na casa, e ainda surge um jardineiro maluco e tenta matar as meninas, Paul consegue deter o doido, mas o jardineiro consegue escapar.

Logo a policia chegar a casa, e deduz que Jim foi morto pelo jardineiro, dando um basta naquela coisa de assombração. Paul e Martha voltam para Boston deixando Mark, Tina e Susan para trás.Eles não conseguem sair das redondezas da casa, devido a um problema na do trailer.
Então anoitece e eles se vêem às voltas com os fantasmas da casa novamente.Em Boston, Paul decifra a mensagem da cantiga infantil que gravou pelo radioamador. E parte de novo para a casa, onde vai tentar descobrir o mistério do lugar.

O que espera de um filme feito na Itália, com atores mais inexpressivos do que uma porta?Cheios de clichês??Onde o diretor, habituado em fazer porcaria, Umberto Lenzi, assina com um pseudônimo ridículo de Humphrey Humbert???

Eu digo a resposta, PURA DIVERSÃO, foi uma viagem no tempo que eu fiz assistindo a esse filme.

O filme tem um bom ritmo, apesar dos canastrões, em especial o Paul, mas quem liga, o negócio é ver sangue!!! E isso tem de monte nesse filme.Música excelente, em particular aquela sinistra música infantil onde toca toda vez que aparece a menina e o palhaço, composta por Piero Montanari ,além é claro das bizarrices do roteiro, tipo: Cachorros fantasmas, piscina de leite corrosivo, bem me pareceu leite, entre outras coisinha que tenho que deixar você assistir para embarcar nessa doideira.

Agora lhe digo, hoje em plena era da tecnologia, os novos diretores de terror deviam aprender com os velhos filme de terror bagaceiro, pois eu não troco Ghost House por nenhuma dessa porcaria de hoje, tipo: Amaldiçoados, Crocodilo, entre outras pragas que infesta o nosso mercado. Esse sim era um legitimo exemplar de como fazer filmes de terror, a toque de caixa, com elenco medíocre e muito sangue, mas muito mesmo. Coitado dos pseudo-diretores de hoje.

Algumas curiosidades sobre o filme, cortesia do ilustre colaborador do site Boca do Inferno, Felipe M. Guerra, em seu artigo sobre esse mesmo filme,hehehe.Três curiosidades: na Itália o filme foi lançado com o título LA CASA 3, para parecer que era continuação da série "A Casa do Espanto" (que na Itália chama-se "La Casa"). E o veterano diretor de tudo quanto é gênero, Joe D'Amato, produziu o filme, mas não gostou do trabalho de Lenzi e exigiu a retirada do seu nome dos créditos. Vai entender. Mais uma: parte da trilha sonora foi "roubada" por Lenzi da trilha que Simon Boswell fez para o filme "O Pássaro Sangrento", de Michele Soavi.

Eu era feliz e não sabia!!!! Foi muito bom voltar no tempo com essa preciosidade do cinema de terror da década de 80.E não se fazem mais filme de terror como antigamente.

11 comentários:

Anônimo disse...

Assisti esse filme no SBT faz um bom tempo. Uns 20 anos ou mais. Na época fiquei bem impressionado. Gostaria de revê-lo. Alguém sabe onde posso encontrá-lo?

Anônimo disse...

as musicas desse filme são muito
doidas!!!
vc não consiguiria as musicas
de GHOSTHOUSE pra mim baixar??
vlw

TITARA BARROS disse...

Amigos Anônimo estou colocando o pedido da trilha sonora na proxima atualização... e o filme estou madando agora o torrent:
http://thepiratebay.org/torrent/4172646/Ghosthouse_-_Evil_Dead_3_%5BUncut%5DDvdRip%5BXvid%5DVideo-Man_

Milene disse...

Nossa...esse filme é d+, muito raro.. é a essencia do Terror...no tempo qe sentiamos medo...muito bom...Um verdadeiro classico

Dalillah Helena disse...

Parabens pelo texto, sou fanatica por ese filme! amo mesmo, desde criança, passei uma moite sem dormir por causa dele, tbm não o troco por nada d hj em dia que num se compara a originalidadfe dele.

Anônimo disse...

Como faço pra assistir esse filme? sou louca pra ver novamente mais n consigo ver nenhum na internet ja assistir duas vezes qnd era criança com meus primos eles tbm adoram e até hj qnd eu lembro das cenas da medo principalmente das musicas, pra mim foi um dos melhores filmes de terror que eu ja assistir e que n se comparam com nenhum de hj esse sim da medo

Anônimo disse...

Eu fikei pesquisando partes do filme e achei tds.

PARTE 1- http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://first-time-home-loans.net/ghosthouse-part-1-1988-la-casa-3-la-maison-du-cauchemar-umberto-lenzi/

PARTE 2- http://www.youtube.com/watch?v=cFGf8Cjjh-g

PARTE 3- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=Y4E3DvvACs8

PARTE 4- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=-J1Y3YHM-Kc

PARTE 5- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=kvbsaNdI8Jg

PARTE 6- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=4EaSKb7_xo8

PARTE 7- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=uBQtWwacvA8

PARTE 8- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=GnL2erElijM

PARTE 9- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=RF9nt1fX-FI

PARTE 10- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ONonEETMxOg

Bom da não achei um site obvio mais esse da pra quebrar o galho é só colocar certinho que da pra assistir o filme todo sem cortes.
Espero que gostem...

Anônimo disse...

não gostei, AMEEEI mt obrigada ja tentei varias vezes e só conseguir assistir graças a vc muitissimo obrigada Gente vale a pena assistir assim..

TITARA BARROS disse...

http://thepiratebay.org/torrent/4172646/

Anônimo disse...

Nem acredito que o encontrei . . Tudo o que me lembrava era de cenas deste precioso filme e da fodastica musica qye antecede cada morte . . Passava diias revendo esse filme com mais 4 primos .
Tão precioso !! Parabéns por se lembrar de algo tao bom e trazeer de volta aos amantes deste terror !!

Anônimo disse...

Boa noite.
Você colocou uma informação errada no seu texto.
O filme se chama "La Casa 3" não para parecer continuação de "A Casa do Espanto", e sim para parecer continuação do "Uma Noite Alucinante" que na Itália o primeiro e o segundo filme se chamaram "La Casa" e "La Casa 2".