quinta-feira, 3 de maio de 2012

OS 10 piores filmes baseados em quadrinhos

 

Com o lançamento do mais esperado filme baseado em quadrinhos, Os Vingadores, resolvi fazer uma pequena lista das piores adaptações de Hqs para o cinema.

E dêem uma olhada no look do filme dos Vingadores que poderia ser lançado em 1978.

 

 

0 – O Quarteto Fantástico – Direção: Oley Sassone – 1994

 
Editora: Marvel
As inúmeras lendas que rodam esse filme, dizem que uma produtora alemã comprou os direitos da Marvel para a adaptação do Quarteto Fantástico, mas não conseguiu levar o projeto adiante, porém havia uma cláusula onde a produtora deveria pagar cinco milhões de dólares para Marvel caso o filme não fosse feito. Desesperada, ela procurou o produtor Roger Corman que liberou um milhão e meio de dólares (um fortuna para Corman) para que ele fizesse o filme o mais rápido possível. Resultado, o filme foi feito em um mês.
Nunca foi lançado no cinema ou vídeo,só existem cópias na web, é objeto de culto por parte de muitos, é ruim até a medula, mas tem o seu charme.



1 - Howard, O Super Herói – Direção: Willard Huyck – 1986
Editora: Marvel

Ganhador do premio Framboesa de Ouro de Pior Novas Estrelas, Os seis atores e atrizes que se fantasiaram de pato, Pior Filme, Pior Script de  Gloria Katz e Willard Huyck e Pior Efeito Visual.

A bola fora do produtor George Lucas, ele produziu esse filme que é baseado nos quadrinhos de Steve Gerber  e roteiro de Bill Mantlo, com o fracasso comercial e o prejuízo na conta bancária, Lucas estava na pior. Seu amigo Steve Jobs fez então uma boa proposta pelo seu estúdio de animação por computador – que, anos mais tarde, virou a Pixar. Ou seja, o fracasso de Howard foi indiretamente responsável por filmes como Monstros S.A. e Wall-E.

O filme é bizarro to começo ao fim.

2 - Superman IV - Em Busca da Paz – Direção: Sidney J. Furie – 1987
Editora: DC Comics

Produzido pelos reis da picaretagem cinematográficas nos anos 80, Menahem Golan e Yoram Globus, donos da Cannon, figurinha carimbada em filmes de baixo orçamento e de consumo rápido, que no Brasil ficou popular pela distribuidora América Vídeo.

Resolveram bancar o quarto filme da série Superman, e se deram mal. Com roteiro do próprio Christophe Reeves, que até poderia render um bom, filme,redsultou num filme cheio de defeitos entre os principais os efeitos visuais e sonoros, além de um monte de furo na continuidade do filme, como a de Superman voando com Lacy no espaço, sendo que nesta cena o cabelo da menina voa e ela respira. Um triste fim de carreira para o único super-homem dos cinemas.

3 - O Monstro do Pântano – Direção: Wes Craven – 1982
Editora: Marvel


Wes Craven a mente doentia por trás do filme Aniversário Sangrento trouxe alegria para os fãs. Mas como ele não estava nos seus melhores dias acabou rodando um filme mixuruca em que nada funciona que não se decide em aventura, comédia, drama ou terror e que nem a roupa do monstro se salva. Ruindade do começo ao fim da película.

4 - Mulher-Gato – Direção: Pitof – 2004
Editora: DC Comics


Helen Berry e Sharon Stone recontando a origem da Mulher Gato.Tenho apenas uma coisa a dizer sobre esse filme: Uma merda!!!!

5 - Batman Eternamente - Direção: Joel Schumacher – 1995
Editora: DC Comics

Depois dos primeiros filmes dirigidos por Tim Burton, os produtores resolveram mudar o time que estava ganhando, resultando numa decepcção, não esse Batman não foi um fracasso de bilheteria, pelo contrario foi muito bem, foi o segundo filme de maior bilheteria de 1995. Mas no filme existe um problemão chamado Joel Schumacher Vs. Val Kilmer.

Brigas de estrelismo rondaram a produção, parecia um telecath entre o diretor, Kilmes, Tmmy Lee Jones e Jim Carrey.

Mas vamos ao filme, a total mudança de tom dos filmes anteriores para esses fizeram de Batman Eternamente um terror para os fãs, considerando ter tido inspiração no seriado camp dos anos 60, Joel Schumacher preparava o terreno para o que viria a seguir.

Chato e prepotente, Batman Eternamente cansa o publico à medida que vai assumindo o seu lado cômico.



6 - Batman & Robin – Direção: Joel Schumacher – 1997
Editora: DC Comics

O que era inspiração do seriado camp dos anos 60, dessa vez virou fato. Com isso Schumacher, chamou George Clooney, Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman, Chris O'Donnell e Alicia Silverstone para simplesmente destruir o personagem do Batman no cinema, com Schumacher sentado em um guindaste com um megafone e gritando antes de cada filmagem, "Lembre-se, todos isso é um desenho animado", transformou o filme num enorme playground, onde nada funciona, nem a ação nem a comedia, nem Batman, nem Robin, nem Batgirl, um verdadeiro samba do afro-brasileiro doido. Ainda bem que Christopher Nolan resgatou o morcegão do limbo.

O filme Venceu categoria de Pior Atriz Coadjuvante, coitada da Alicia Silverstone, no framboesa de ouro.

7 - Spawn, o Soldado do Inferno – Direção: Mark A.Z. Dippé – 1997
Edidora: Image

A grande criação de Todd McFarlane no universo dos quadrinhos virou um filmezinho classe z não mãos desse tal Mark Dippé, sem a violência usual que marcas os gibis do herói, essa aventurazinha de quinta só se destaca pelo ator John Leguizamo fazendo o Violador, e é só.
Vai ser ruim assim lá no inferno.

8 - Elektra – Direção: Rob Bowman – 2005
Editora: Marvel

Com o sucesso mediano do filme O Demolidor, a Marvel apostou um filme da assassina mais querida no mundo dos quadrinhos. Não adiantou continuar com a musa Jennifer Garner, esqueceram de melhorar o roteiro e desenvolver melhor as cenas de ação, que por sinal dão um sono.

9 – Steel - O Homem de Aço - Direção: Kenneth Johnson – 1997
Editora: DC Comics

Veículo para o astro da NBA, Shaquille O'Neal, mostra um personagem secundário da famosa saga Morte do Superman, claro já era ruim no gibi e multiplica a ruindade num filme feito pra crianças.

10 - Homem-Coisa – Direção: Brett Leonard – 2005
Editora: Marvel

O Homem-Coisa foi criado por Stan Lee, Roy Thomas e Gerry Conway. O roteiro é vagamente baseado nas histórias escritas por Steve Gerber (que dá nome a um dos personagens secundários), autor da maior parte das publicações em quadrinhos dos anos 1970 com o personagem.
Filme de baixo orçamento onde nada acontece, não existe grandes lutas, nem sangue, nem violência, nem zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Putz! O filme acabou e eu dormi.

 

2 comentários:

marallo disse...

Titara,
O "Quarteto" de Roger Corman é bm melhor que o novo.
É muito melhor ver os personagens respeitados com efeitos toscos do que aquilo que foi apresentado na década de 90/00

TITARA BARROS disse...

Marallo,

Tb prefiro a versão do Corman e vc sempre tem razão em suas idéias.