segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ISSO É CINEMA: OS TIRAS DE LOS ANGELES X FOGO CONTRA FOGO



Em 1989, o então criador de sucessos televisivos como Miami Vice e Crime Story, Michael Mann, queria fazer uma nova série para a televisão, dessa vez envolvendo um grupo de policiais de Los Angeles em luta contra a bandidagem na Cidade dos Anjos, essa combinação aliado a muitos tiros, cenas em câmara lenta e muito rock’n’roll seria o programa perfeito para o publico norte-americano no final da década de 80.



Michael Mann escreveu um roteiro de 180 páginas, la no comecinho dos anos 80, e apresentou seu projeto para a poderosa rede de televisão NBC, os executivos gostaram da idéia, mas aconselharam Michael a cortar muito desse roteiro e colocasse no decorrer da série. Pronto estava feito o acordo para rodar o piloto de série chamado Os Tiras de Los Angeles (L.A. Takedown), Mann chamou alguns veteranos do seriado Miami Vice, Scott Plank, Alex McArthur, Michael Rooker, Daniel Baldwin e  Xander Berkeley, as filmagens terminaram em apenas 10 dias, e o piloto foi ao ar 27 de Agosto de 1987.


Mann viu que o piloto, apesar de ser bom não deu retorno para a produtora NBC, então o que já fora sucesso nas mãos de Michael Mann na época de Miami Vice, já estava em franca decadência no final da década de 80.


Em 1992, depois de consolidado seu sucesso no cinema com o filme O Últimos dos Moicanos, Mann reavaliou o velho roteiro e decidiu filmá-lo de novo, e foi quando nasceu o filme Fogo contra Fogo (Heat), o próximo passo do diretor foi escalar o elenco e quem seria a dupla de antagonista do filme.




Para surpresa de Mann, Al Pacino e Robert De Niro toparam participar do filme, Pacino iria virar o tenente Vincent Hanna, papel de Scott Plank no original, enquanto De Niro era o bandidão cerebral Neil McCauley, que no original se chamava Patrick McLaren e era interpretado por Alex McArthur.

Além da dupla de ouro do cinema americano se  juntaram ainda ao elenco Val Kilmer, Tom Sizemore e Jon Voight.


A diferença entre os dois filmes são inúmeras, a começar pela duração, Os Tira de Los Angeles contava com apenas uma hora e meia de duração, já Fogo Contra Fogo tem quase três horas de duração.


Varias sub-tramas foram ingeridas a Fogo contra Fogo, que não existia no original, entre outras coisinhas, só assistindo aos dois filmes para tentar localizar as diferenças.

E para vocês, um pequeno aperitivo de como um grande diretor pode fazer com apenas um roteiro, resultando em  dois filmes espetaculares.
Os Tiras de Los Angeles ( L.A.Takedown, 1989)



Fogo Contra Fogo ( Heat,1995)

Nenhum comentário: