sexta-feira, 29 de julho de 2011

As outras versões do Capitão América

Estréia Hoje  em todos os cinemas brasileiros a superprodução Capitão America: O Primeiro Vingador, filme baseado em um personagem de  HQ (história em quadrinhos) da Marvel Comics. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941).

Você sabia que essa não é a primeira aventura do paladino da justiça nas telinhas do mundo.


Em 1944 a produtora Republic Pictures resolveu fazer um seriado para o cinema baseado vagamente no personagem. Este foi o último seriado sobre super-heróis produzido pela Republic, e também foi um dos mais caros daquela Companhia Cinematográfica.

O seriado apresenta o Capitão América, na realidade o promotor Grant Gardner, tentando frustrar os planos de Scarab (Escaravelho), curador do museu do Dr. Ciro Maldor - especialmente em relação às suas tentativas de adquirir o "Dynamic Vibrator" e o "Electronic Firebolt", dispositivos que poderiam ser utilizados como super-armas.

Em um raro elemento da trama da Republic, a identidade secreta do vilão é conhecida do público desde o início, mas não para os personagens da série. A abordagem usual do estúdio foi o uso de um vilão misterioso que só seria desmascarado como um dos outros personagens de apoio, no capítulo final.

E como curiosidade O traje do Capitão América era, na verdade, cinza, azul escuro e branco, fotografado em preto e branco. O traje perdeu, também, as asas; as botas de pirata foram substituídas por sapatos altos, assim como a cota de malha se tornou pano normal. Bandeiras em miniatura foram adicionadas às luvas e o cinto se tornou um pequeno escudo

A serie durou 15 capítulos e hoje é figurainha carimbada naqueles admiradores de seriados antigos.


No finalzinho da década de 70, mas precisamente em 1979, devido ao sucesso de series como a do Incrivel Hulk com Lou Ferrigno, do Homem Aranha e da Mulher Maravilha a produtora de Tv CBS resolveu fazer mais uma versão do herói e então surgiu o primeiro telefilme de 2 que também foram exibidos no cinema.

Captain America, que foi ao ar 19 de janeiro de 1979, e Capitão América II: Death Too Soon, que foi ao ar 23 de novembro de 1979,A série não emplacou, mas os filmes se tornaram cult no universo do colecionismo, principalmente se estiver com a dublagem original da Tv. No papel principal de Steve Rogers / Capitão América, está o ator Reb Brown.Os filme eram figurinhas carimbadas nas noites do Sbt.

 Captain America




Captain America II - Death Too Soon 





Em 1990 com a intenção de coincidir com o aniversario de 50 anos do heroi, a produtora 21st Century Film Corporation co-irmã da produtora Cannon, aquela da América Vídeo Filmes (Quem tem mais de 30 anos e lembra dessa distribuidora de filmes em vhs) de propriedade do picareta-mor Menahem Golan inciciou um ano antes as filmagem do novo filme do heroi, mas problemas de ordem finaceira o fizeram lançar em 1992 e apenas direta para o vídeo e TV a cabo.
Tudo que você imagina de errado acontece com esse filme, por isso ele tenha virado Cult.A direção é do incapaz Albert Pyun, diretor daquela coisa chamada Cyborg o Dragão do Futuro, com Jean Claude Van Damme, o Capitão America é interpretado por Matt Salinger. O Caveira Vermelho é (pasmem) italiano e interpretado pelo canastra Scott Paulin. O filme ainda conta um bom elenco de apoio, Melinda Dillon, Michael Nouri,Ned Beatty e Ronny Cox, que estavam sem dinheiro para pagar o aluguel e resolveram entrar nesse clássico do cinemão ruim. Enfim não agradou a todos e execrado pela Marvel, mas é amado por uma geração de jovens, e agora com a estréia do novo filme, o diretor resolveu lançar uma versão UnCut com duração de 122 minuntos, o que foi lançado so tinha 97, devido aos cortes dos produtores que tomaram a coisa das mãos de Albert Pyun.
 

E tomara que esse novo filme do Capitão América seja bom, porque Thor e  Lanterna Verde não deram nem pro caldo.

E eu quase ia me esquecendo... La nos confins da Turquia foi feito um filme sem a autorização da Marvel e que se chama 3 Dev Adam, o seu titulo em inglês é Three Mighty Men", traduzido essa barcaça "Três Homens Fantásticos ou simplesmente "Capitão América e Santo Contra o Homem-Aranha", nas copias que perambulam na rede. É isso mesmo que você leu o Capitão América se junta com o Santo, herói popular de luta-livre do México – pô! Aquele da mascara, para acabar com os planos do diabólico vilão Homem-Aranha... Que??? Essa loucura foi feita pelo diretor T. Fikret Uçak la nos anos de 1973, dêem um olhada nesse trailer.
 
 
 

Um comentário:

Fahrenheit32 disse...

Uma das versões é a cara do finado Wilson Vianna quando fazia o Capitão Asa.